A importância do design para empresas, sejam elas grandes ou pequenas, é peça-chave para a construção de uma identidade, que influencia na visão que o mercado e o público terão sobre o seu negócio.

Muitas empresas deixam em segundo plano os investimentos nessas áreas, pois não compreendem a importância do design no seu desenvolvimento e no retorno que isso pode gerar para a empresa.

É a partir do design que as marcas conseguem oferecer a melhor experiência ao usuário, fidelidade. De modo que ele gera a identificação dos consumidores, além de agregar valor intangível para a empresa.

Neste artigo, você vai aprender o que é o design, quais as áreas de atuação, benefícios e a importância para pequenos e grandes negócios. Acompanhe!

O que é e qual a atuação do design para as empresas?

A palavra design vem do inglês e quer dizer projetar, compor visualmente ou colocar em prática um plano intencional.

O design está constantemente no nosso dia-a-dia. É uma atividade que busca soluções criativas e inovadoras para representar, atender a características dos produtos como os serviços de uma empresa ou as necessidades do cliente.

É responsável pelo planejamento, criação e desenvolvimento em diversas áreas de um negócio, de acordo com as demandas, assim como, oportunidades do mercado.

O design está no logo e qualquer representação da marca. Nos materiais, nos produtos, nas cores, nos pontos de venda, nos impressos, materiais promocionais e redes sociais.

Há diversas áreas de atuação do design para a sua empresa, aqui vou citar as principais:

Identidade visual e comunicação base

Criar uma identidade e comunicação base para sua empresa, é de fato importante para que os consumidores sejam capazes de se associar a imagem da sua marca.

A criação de logotipos, imagens, cores, linguagem e gráficos coesos que conversam entre si, formam uma base sólida para sua marca. Que vai mostrar ao seu público um visual uniforme, profissional e consistente.

Design Gráfico

Diante de um grande mercado de consumo, o bom design gráfico para empresas, seja na identidade visual, na embalagem do produto, em impressos de divulgação do serviço, é um diferencial.

Agrega muito valor, pois devem comunicar as suas finalidades e o seu potencial de solução de problemas, assim que entram no campo de visão dos consumidores.

O Design gráfico bem desenvolvido e aplicado por um profissional consegue atribuir valores reais, pois ter peças de design que juntas não significam nada, por certo não contribuem para o seu negócio.

Design Digital

O mundo tem se tornado cada vez mais digital. Cada vez mais temos empresas que tem como única base um produto ou serviço que só existe no digital.

É importante investir em um bom design para melhorar a experiência do usuário, transmitir bem suas informações com cores, imagens, linguagens que estejam adequadas a sua marca, produto ou serviço.

Visto que o digital exige formatos e uma comunicação diferentes do gráfico para gerar uma identificação ou ação da parte do consumidor.

Inovação

O design é uma importante ferramenta de inovação para o seu negócio. Não só busca soluções originais de função, como também, uso de materiais, tecnologias, novas redes. Agrega novos valores a produtos e serviços.

Pode renovar espaços físicos como lojas, escritórios, hotéis, restaurantes, atraindo mais clientes. Abrange a criação e renovação de produtos e serviços que se tornam mais atraentes ao seu público, para satisfazer suas necessidades de consumo.

A inovação com elementos de design interessantes e exclusivos, não só vai atrair mais pessoas para o seu negócio, como elas terão mais chances de se lembrar dele para realizar mais compras ou passar adianta a sua mensagem.

Diferencial competitivo

Além dos pontos descritos acima e com a união deles, o design cria diferenciais competitivos no mercado.

Pequenas e grandes empresas podem aplicar desde a estética do produto até promover o bem-estar através da experiência do produto e/ou usuário. Um diferencial que vem sendo muito usado é o Design Thinking.

A metodologia do Design Thinking, é baseada em:

  • Auxiliar imersão (identificação do problema e conhecimento de suas variáveis);
  • Análise/síntese (análise dos dados coletados);
  • Ideação (cocriação de ideias para solucionar os problemas identificados na fase de Imersão);
  • E prototipação (validação e teste de uma ou mais ideias geradas). Auxilia empresas a ter novas ideias de inovação e organização de seus processos internos, além de solucionar seus desafios de negócios.

Conheça mais sobre Design Thinking no site do Sebrae.

importância do trabalho do designer

É design ou designer?

Algumas pessoas tem essa dúvida. Design é a profissão, o projeto de design, o desenvolvimento e/ou criação dos elementos que compõe uma marca, um site, um post.

Designer é o profissional que exerce e tem o conhecimento em diversas áreas do design para sua empresa. Ele ou ela precisa estar atendo as novidades e mudanças do mundo.

É o profissional que avalia as técnicas e tecnologias a serem aplicadas. Os métodos e processos produtivos, materiais e custos dos projetos que melhor atendem o seu negócio.

O designer pode desenvolver suas atividades como contratado, assim como funcionário fixo da empresa. Pode atender em escritório próprio ou agência, como consultor, ou ainda, freelancer fixo ou por projetos.

Na hora de contratar um designer para sua empresa, veja se ele atende a alguns requisitos, como:

  • Formação e/ou capacitação técnica na área de design e correlatas;
  • Criatividade para propor soluções inovadoras de design para a empresa;
  • Trabalhar bem em equipe e com profissionais de outras áreas;
  • Capacidade para analisar, avaliar e solucionar problemas;
  • Responsabilidade e ética profissional.

Existem diversas especializações dentro da área de design, já citamos acima o design gráfico, design digital, design thinking.

No entanto, existem outras mais como Web design, design de produto, design de interiores, design de vídeo, design de moda.

O designer normalmente tem conhecimento em diversas áreas do design e áreas correlatas. É importante conversar sobre o currículo, portfólio e possíveis especializações na hora da contratação. Além de ter um objetivo ou foco para o serviço que a empresa precisa.

A importância do design para as empresas

O design agrega valor e resolve problemas, pois transforma ideias em soluções. Além disso, consegue diferenciar sua empresa no mercado e ser facilmente reconhecida pelo público.

É uma ferramenta que compõe junto com o marketing uma estratégia importante para as atividades de uma empresa, seja ela pequena ou grande.

Em pequenas empresas como restaurantes, docerias, ateliês ou para influenciadores, com posts, publis e produtos digitais, o simples fato de ter uma identidade com logotipo, cores, embalagens e redes sociais que sejam coesas, demonstram profissionalismo e ajudam a fixar a marca da pequena empresa no público-alvo.

Para grandes empresas, ter uma marca forte é essencial nos dias atuais. A força da marca tem grande influência do design, pois existem empresas que só de vermos o logotipo, símbolo ou mesmo só as cores, podemos reconhece-las.

Empresas como google, amazon, natura e apple são exemplos de marcas que se tornaram muito fortes e bem trabalhadas.

Tudo no design dessas marcas tem intenção, tem identidade, unidade e comunica os valores, além de buscar uma construção de fidelidade do público.

Todas as grandes empresas começaram pequeno e o design teve uma grande importância para o desenvolvimento dessas marcas ao longo do seu crescimento e expansão, junto com um ótimo produto.

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